Skip to content
Explicação sobre o funcionamento de um descalcificador

Como funciona o Calconditioner

Como funciona um amaciante de água eletrônico

Gostaria de saber mais sobre o funcionamento do Calconditioner? Nós contamos com prazer! Para entender como o Calconditioner funciona, é importante saber como surgem os depósitos de calcário ou incrustações. Por isso, primeiro explicamos qual é a causa desse problema. Assim, você terá uma melhor compreensão de como o Calconditioner protege sua casa contra os depósitos de calcário.

Um amaciante de água não é um descalcificador.

Existe um mal-entendido persistente sobre “descalcificadores de água” que são frequentemente oferecidos na internet. Vamos desfazer esse mal-entendido. É, na verdade, impossível remover eletronicamente as partículas de calcário presentes na água. Para isso, são necessários sistemas de filtragem caros. Mas o que o Calconditioner realmente faz é alterar temporariamente as propriedades das partículas de calcário, de modo que elas se aglomerem de uma forma diferente. Assim, elas não aderem mais às tubulações, mas fluem com a água como pó. Dessa forma, suas tubulações permanecem limpas e você evita depósitos incômodos de calcário. Com o amaciante de água Calconditioner, você desfruta de todos os benefícios da água macia sem precisar investir em sistemas de filtragem caros.

Os minerais na água da torneira

A água da torneira contém vários minerais que determinam o nível de “dureza” da água. Estes minerais são frequentemente designados coletivamente como “calcário”, mas, na verdade, são compostos por diferentes substâncias. Na água dura, o componente principal é o bicarbonato de cálcio (Ca(HCO₃)₂), que é composto por iões de cálcio (Ca²⁺), dióxido de carbono dissolvido (CO₂), hidrogenocarbonato (HCO₃⁻) e iões carbonato (CO₃²⁻).

Acumulação de calcário em canos e aparelhos.

Quando estes minerais são aquecidos a mais de 55 graus Celsius, formam uma estrutura dura, nomeadamente o carbonato de cálcio (CaCO₃). Isto acontece porque o dióxido de carbono evapora e os sais de cálcio cristalizam e precipitam sob a influência das chamadas forças de Van der Waals. Com o Calconditioner, não precisa de se preocupar com os depósitos de calcário nos seus canos e aparelhos. Graças ao método eletrónico do Calconditioner, os minerais adquirem propriedades diferentes, evitando que se fixem nos canos e aparelhos. Desta forma, pode desfrutar de água macia e poupar em reparações dispendiosas.

Se quiser saber mais sobre isso, veja na Wikipedia sobre Forças de Van-der-Waals.

A maior parte do carbonato de cálcio formado é removida pela água, mas sempre fica um pouco para trás. Essa parte remanescente leva à formação de uma camada de depósitos de calcário e incrustações em aparelhos, especialmente nos seus elementos de aquecimento. O efeito isolante dessa camada de calcário impede a transferência de calor em um dispositivo. Isso significa que é necessária muito mais energia para gerar calor. Portanto, os depósitos de calcário resultam em uma conta de energia mais alta. A camada remanescente, que impede a transferência de calor, é abordada pelo Calconditioner.

Cano de água com uma bobina Calconditioner que elimina o calcário.

O Calconditioner também remove depósitos de calcário existentes. O calcário antigo é removido camada por camada. As partículas de calcário, que podem se depositar durante longos períodos de inatividade da água, desaparecem rapidamente assim que a água começa a fluir. Portanto, o Calconditioner também é uma boa solução para caldeiras ou acumuladores.

Na indústria, esse princípio é frequentemente aplicado, pois é econômico e livre de manutenção.

O amaciante de água Calconditioner neutraliza a diferença de carga, fazendo com que as partículas de calcário não se atraiam mais. Como resultado, as partículas de calcário não se fixam mais nas tubulações e nos elementos de aquecimento. As partículas permanecem suspensas na água e saem das tubulações sem formar depósitos de calcário. Depósitos de calcário já existentes também são lentamente dissolvidos por esse processo, à medida que a água “tratada” passa por eles. Após cerca de 70 horas, as partículas de calcário recuperam sua carga original, mas nesse momento a água já foi descarregada pelo ralo. Quando a água sai pela torneira ou pelo chuveiro, essas partículas de calcário ainda estão em um estado que impede a formação de depósitos de calcário. Portanto, você não terá mais problemas com depósitos de calcário nas paredes do chuveiro, no chão, na bancada ou na pia. Se, devido à evaporação rápida, ainda restarem resíduos, eles podem ser facilmente removidos com um pano ou uma escova.

Confira nossas soluções para residências.